Matisse

Matisse

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Alice Matuck




Natural de São Paulo.

Paralelo entre homem e identidade suscita criação de série de personagens ilustradas pela pintura e pelo retrato. Trabalho basicamente de pintura. Ao fazer uma série, o início é o estudo das imagens detalhadas, para depois, desmanchá-las, arrastando as formas, com o pincel mais seco, numa tentativa de desconstruí-las, para mostrar a diluição visual da identidade.

Seu trabalho com a aquarela enfatiza uma conexão mais direta com o lúdico, uma vez que o material combinado aos gestos, gera um ambiente carregado de intensidade e elementos surreais. Os padrões são elementos presentes em desenhos e gravuras, e permeiam todo o trabalho da artista, tanto nos fundos, como em rostos e objetos da paisagem.





Ministra aulas de artes plásticas desde 1998 em ateliê, para alunos com idade entre 8 e 40 anos, com enfoque em técnicas básicas de desenho gravura e pintura. Trabalha técnicas como: Aquarela, tinta acrílica, guache, têmpera, xilogravura, gravura em metal entre outra sugeridas pelos alunos.
Trabalha como professora para crianças na Educação Infantil, na Escola Ânima.

Ateliê Alice NM
Rua Barão do Bananal, 570
(11) 9 9756 9830
(11) 3862 1785



Altina Felício



Altina passou a infância em
Olhos d´Água, Goiás,
viveu em Goiânia e
mora em São Paulo.

Desde 1984 é dedicada às aquarelas e gravuras.
Participou de várias mostras coletivas e
exposições individuais e recebeu prêmio de aquisições.

Fez cursos com artistas e mestres renomados: Ligia De Francheschi, Evandro Carlos Jardim e Antonio Hélio Cabral.




Desde 1993 dá aulas de desenho e
pintura ao ar livre no Parque da Água Branca,
em São Paulo, SP.


Ateliê de pintura:
Rua Baronesa de Itu, 404 - Conj 4
Santa Cecilia
São Paulo - SP
01231-000
Telefones
+55 11 38647889
+55 11 76487612

www.tinafs.com.br


Ana Dora

Artista gráfica e gravadora.

Nascida em São Paulo, em 1949, trabalhou como diretora de arte e jornalista para diversas editoras e empresas, antes de dedicar-se integralmente às artes visuais como gravadora e ceramista.



Exposições coletivas internacionais
Vancouver, Canada
Chicago, EUA
Honk Kong
Perthshire, Escocia

Trabalhos em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Canada, Mexico, Alemanha, França, Italia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Escocia, Irlanda, Finlandia, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Honk Kong, Malasia, Coréia do Sul, Australia e Nova Zelândia.




Contato:
Rua João Moura, 192 ap 71
(11) 3063-3282
Pinheiros – São Paulo



Anilza Aerts


Anilza Aerts Vive e trabalha em Santos, litoral de SP.

Frequenta o ateliê de Rubens Matuck desde 1996, onde tem feito cursos de desenho com modelo vivo, aquarela, acrílica, escultura, óleo sobre tela de linho, técnicas de preparo de painéis e telas de linho e História da Arte.

Fez curso de formação artística em Fotografia, Atelie de Cerâmica, Escultura e Historia da Arte Flamenga Primitiva e Moderna em Bruxelas, Antuérpia, Malines e Bruggues, na Bélgica.

Participou de mostras coletivas de 1996 a 2004 em Santos e São Paulo e uma mostra individual em galeria de São Paulo em 2012, com esculturas e aquarelas.






Arluce Gurjão




Natural de Macapá, Amapá, mora e trabalha em São Paulo desde 1996. 
Arluce Gurjão é artista visual e trabalha com pintura, aquarela, gravura e fotografia. 

Mais frequentemente vem se dedicando a Monotipia, Fotogravura e Fotografia desenvolvendo uma série de trabalhos onde explora a Cor e o Movimento . 

Participa de várias exposições coletivas e salões de Arte desde 2007. 
O papel como suporte e matéria é amplamente utilizado em sua produção desde o início. 

Viajar é uma de suas paixões.  


Mais recentemente vem se dedicando à fotografia e à monotipia, desenvolvendo uma série de trabalhos com essa técnica onde explora  cor e  movimento.






"A formação em Música tem um peso significativo em minha poética pois a repetição de um padrão implica em rítmo, um movimento quase temporal que exige um certo tempo para que aconteça. O movimento é um elemento muito importante na minha produção pois é o que define o rítmo dessa leitura. A música se move no tempo e espaço fato que pode ser observado  igualmente nas Artes Visuais".


Contatos:

Mais informações:


Carola Trimano





Formação: Escuela de Bellas Artes y Psicopadagogia Universidad del Salvador, Buenos Aires. Frequentou Cursos Intensivos em diversos ateliês de artistas no Brasil e Europa.

Participou de mostras nacionais e internacionais em galerias, museus e outras instituições entre eles: MARCO -MS, MAM- SP, Espaço Cultural CITI, Galeria Gravura Brasileira, Galeria André, Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina/ Centro Municipal de Cultura de Santa Rosa La Pampa- Argentina, centro cultural San Martin Buenos Aires, Argentina/ Galerie de Ville Franche Sur Mer, França, Galerie des Beaux Arts de Bèziers, França.
  
“Nasci em cima de uma prensa de gravuras particamente, no meio de uma tiragem da Tarsila do Amaral que minha mãe estava terminando para o NUGRASP (Núcleo de Gravadores de São Paulo) do qual ela foi uma das fundadoras. Além da convivência com muitos mestres que passaram pelo atelier de impressão no qual me criei, tive aulas na escola de Belas Artes e em ateliês de outros artistas.”





Suas fontes de inspiração são: mística popular, imaginário fantástico dos povos, iconografias alquímicas e astrológicas
Comedia del art, personagens medievais carnavalescos, cor e humor.

Suas técnicas: gravuras em xilo e metal e tecnicas mistas e utilização de materiais de descarte. Também produz objetos criados partir das gravuras, os Use Gravuras.



Contatos:



Célia Custarella


Célia Custarella é membro da ABA- Associação Brasileira de Aquarela, gravurista e aquarelista.

Fez diversos cursos de Artes Visuais como Performance e Instalação, Modelo Vivo, Aquarela, História e Técnica da Pintura, Desenho Livre e Gravura, no MAC/USP, ECA, FASM, entre outros, no Brasil e nos Estados Unidos.

Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, e participa  de exposições coletivas e individuais.







Constança Lucas




Constança Lucas é poeta, artista visual, professora de artes visuais e ilustradora.

Nasceu em Coimbra/Portugal em 1960, mora e trabalha em São Paulo/Brasil.








Imagem e palavra, realidade ou fantasia, fábula ou outras estórias em reunião muito animada.Uma poética que revela a palavra desenhada em versos livres, quase sempre, e a imagem como plástica generosa, juntas, em expressões de profunda visualidade.
São apenas algumas considerações sobre a forte impressão e simpatia que experimentei ao conhecer o “trabalho de arte” de Constança Lucas, seus desenhos e pinturas, a gravura, a cerâmica e o azulejo, suas falas e escritos. Na aparente diversidade dos meios, uma unidade claramente revelada nas partes de um mesmo corpo de idéias e vivências de um só cotidiano,tempo sem margem ou limites entre o ancestral e o atual.
Um presente de imagens com muitas figuras, de vitalidade, sensibilidade e competência no fazer, ao partilhar seu “trabalho de arte” com todos nós. 
Evandro Carlos Jardim
Julho de 2004



Endereço:
Caixa Postal 1599
São Paulo - SP
Brasil
01031-970 

Site e blogs:





Cristina Bottallo




Cristina Bottallo é artista plástica e artesã, formada em Educação Artística, com especialidade em Artes Visuais.
Atualmente é aluna de Rubens Matuck, em seu curso de pintura em aquarela e faz parte do grupo ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem). Participa ativamente de diversas exposições nacionais e internacionais.


Trabalha com diversas técnicas de pintura, colagem e gravura, sobretudo com serigrafia, em estúdio  próprio desde1990, e também é ilustradora e blogueira. 

Seu estúdio é um espaço de trabalho e exposições, aberto para eventos variados de artes plásticas e outras manifestações artísticas, com seus trabalhos e de outros artistas, e é nele que será montada essa Exposição Coletiva de Arte Sobre Papel em novembro próximo.


Professora de serigrafia em seu ateliê e no ateliê da Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, em São Paulo.


Também criou uma linha de produtos de papelaria, decoração e tecidos com design em serigrafia.



Paisagens Imaginárias, Cristina Bottallo







"Paisagens Imaginárias" e "Paisagens Construídas" são seus trabalho mais recentes em serigrafia.  



Desenvolvidas a partir de algumas imagens que se repetem e sobrepõem, como colagens, as paisagens foram criadas com técnicas diversas de serigrafia, combinando métodos diretos e indiretos de confecção das matrizes, e é com esse trabalho que Cristina participará do II Bazar de Arte no Studio Cultural Cristina Bottallo em novembro de 2013.






Contatos:

Studio Cultural Cristina Bottallo
Rua João de Sousa Dias, 429
B. Campo Belo - São Paulo

(11) 5049-1322









Cristina Suzuki



Reside e trabalha em Santo André, SP. 

Bacharel em Artes Plásticas.



Participou de diversos salões de arte contemporânea - as mais recentes (2013) são Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Salão da Praia Grande - e individuais - Rendas Digitais - Espaço Cultural Solo Sagrado e Ateliê 2e1, ambos em SP.  






Em 2005 iniciei pesquisa sobre diversos padrões modulares (azulejaria, tecelagem, adornos de origem oriental e do período colonial brasileiro). Exercitei esse pensamento com meus próprios desenhos gravados em xilogravura, imprimindo em tecidos de algodão carregados de significados, como os panos de chão. Posteriormente passei a desenhar esses módulos no computador onde realizei estudos mais elaborados, que chamei de “Rendas Digitais”. São imagens que tomam o espaço, sempre com a possibilidade de expansão do desenho. 

Fazem parte do meu universo de pesquisa a linguagem Pop, gráfica e publicitária, isso inclui a manipulação de seus materiais e mídias, mais objetos ordinários do cotidiano. O percurso que faço quase sempre mescla o digital e o artesanal
(no sentido da fatura manual). 


Durante os experimentos destas mídias, confeccionei carimbos de borracha com os padrões criados por mim, e usando folhas de papel almaço quadriculados transfiguro a forma matriz a partir de movimento repetitivo inerente ao universo do objeto no qual ele foi transformado. Essa transfiguração é ordenada e limitada pelo padrão já existente no papel, porém quase ilimitada pelas combinações que uma única forma possibilita. Os títulos dos trabalhos reiteram o processo metódico e matemático.



Contato:
(11) 4479-5743 e 99395-2735




Eduardo Villares




Eduardo Villares é fotógrafo e estuda aquarela com Rubens Matuck, desenvolvendo seu trabalho de fotografia com pintura.

Comecei a pintar aquarela há dois anos, o que tem sido uma experiência gratificante e também um grande desafio para mim. Como fotógrafo, meu projeto é integrar a aquarela à fotografia, um processo longo a percorrer.

O olhar do fotógrafo vê a imagem e com o "click" da máquina, seu trabalho está pronto.
Já a pintura pede mais do que isso: o papel em branco apenas sugere o que a imaginação vê, e assim, as pinturas vão surgindo, primeiro na imaginação, para depois se tornarem reais. 






Elza Carvalho


Artista Plástica, nascida em São Paulo, capital onde reside.

Desenvolve seu trabalho de pesquisa em objetos, desenhos e suportes que se acomodem pictoricamente com a expressão e sentimentos no momento da criação. Em suas obras, vê-se uma preocupação com a forma e a poética, com muita sensibilidade e evocação de imagens de seu imaginário.


Sua representação é muito sutil e traduz-se em sobreposições veladas e reproduções gráficas sobrecarregadas de traços e linhas cuidadosamente elaboradas e plenas de significados e harmonia.



























Eriba (Eriberto) Chagas é natural de Caruaru – PE. 



Artista multi-mídia, é pintor, desenhista, músico, videomaker,

apresentador e professor de pintura, ilustrador.


Eriba Chagas se destaca pelo uso das cores fortes,

traços vigorosos e escolha de temas regionais

usados em seus trabalhos desde o início de sua carreira artística.
















Atualmente estuda xilogravura e gravura em metal no Museu  Lasar Segall sob orientação de Paulo Penna e apresenta uma websérie de gastronomia com música e arte.



Contatos:
(11) 98473-9747








Fátima Lourenço



Fátima é aquarelista, desenhista, especialista em visual merchandising.








A participação em salões de arte se dá em 1976 no “VII Salão Paulista de Arte Contemporânea”, Paço das Artes, SP quando cursava o primeiro ano da Faculdade de Artes Santa Marcelina. Desde então expõe em salões oficiais e coletivas de arte, recebe várias premiações para trabalhos em desenho, gravura e pintura em aquarela. A partir de 2001 realiza a primeira exposição individual.

No ano 2000 concluiu o curso de pós-graduação (lato sensu) em Artes Plásticas com Especialização em Pintura em Aquarela na Faculdade Santa Marcelina e em 2003 forma-se no mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (stricto sensu) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.


Paisagem da Paisagem, Fátima Lourenço


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Gilberto Tomé


Artista gráfico, concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo na FAU USP em 1992.

O início de sua atividade profissional com as artes gráficas ocorreu na Oficina das Artes do Livro – espaço voltado à divulgação das técnicas tradicionais de fabricação de papel, impressão tipográfica e encadernação – dirigida pelo artista plástico Otávio Roth.

Participou, em 2005, da primeira edição do Ateliê Amarelo, ateliê-residência no centro da cidade de São Paulo, coordenado pela gravadora Maria Bonomi. Seu projeto consistia em desenhar a cidade a partir de percursos pelas ruas do Centro. 

Em 2007, apresentou na IV Bienal de Gravura de Santo André, SP, o trabalho intitulado “A cidade e uma gráfica: um caderno-cartaz”, experiência entre diversas linguagens, como a fotografia e a xilogravura, impressas em tipografia, serigrafia e offset.

E em 2010, apresentou a exposição “A madeira e seus desenhos: os caminhos do mar”, na Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, resultado de uma pesquisa sobre marchetaria e xilogravura.




Mais recentemente, tem se dedicado à ilustração de livros infanto-juvenis e, como designer, vem desenvolvendo projetos gráficos de livros, catálogos e guias culturais, entre outros impressos.


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Isabel Pochini


Artista visual, reside e trabalha em São Paulo.
Participa ativamente de exposições e salões de arte.

Utiliza diferentes linguagens em seu processo criativo. Constrói imagens, tende a querer desdobrá-las. Destaca-se a importância da cor no conjunto da obra, aparecendo nas gravuras, monotipias e fotografias, e texturiza algumas vezes com interferências manuais. 

Os trabalhos buscam um diálogo no caminho explorando modos possíveis de criação e de procedimentos quase sempre derivados da intenção e acaso, da interação e do inusitado.








“Quando começo a trabalhar com o polímero fotossensível surge um novo caminho para meu desenho e suas possibilidades de reprodução traduzidas na gravura, somado ao imenso laboratório de pesquisa que é a cor.Um caminho que não se esgota me envolve e abre alternativas combinatórias com técnicas mistas.”

Contatos:
(11) 9 7150-2820



Jacqueline Aronis






Jacqueline Aronis é artista plástica.Curso de Especialização em Gravura no Programa de Pós-graduação da Slade School of Fine Art, University College London, UCL.

Licenciada em Artes pela Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP em São Paulo.

Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA USP. 
Ministra cursos livres de desenho em atelier próprio desde 1999.

Expõe o seu trabalho regularmente a partir dos anos 80.

“A sua gravura, Jacqueline, é parcimoniosa nos recursos, mas em nenhum momento essa parcimônia aponta para o conceitual ou para o minimalismo, pois faz pensar uma dimensão lírica. Você não faz alarde do instrumento: quando olho o seu trabalho, vejo o que está figurado, depois, que é uma água-forte, que é um buril, que é uma ponta-seca. Este é um signo da diferença do seu trabalho em relação a muitos trabalhos que conheço, pois você não cobra o conhecimento dos procedimentos do espectador.”
(Leon Kossovitch. Trecho extraído do livro, Matéria gráfica: ideia e imagem, Jacqueline Aronis – São Paulo: Annablume, 2010).



ESTÚDIO JACQUELINE ARONIS
R. Avaré, 281, CEP 01243-030
B. Higienópolis
São Paulo - Sp
(11) 3663-5216
contato@jacquelinearonis.com.br



José Milton Turcato




Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1984) e Mestrado em Poéticas Visuais pela mesma universidade (2008), sob orientação do Prof. Dr. Evandro Carlos Jardim.

Atualmente é aluno regular do curso de Doutorado em Poéticas Visuais da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Evandro Carlos Jardim. Exposições em São Paulo: Fundação Cásper Líbero, Centro Cultural São Paulo, Graphias Casa da Gravura, CPC USP Casa da Dona Yayá, Ateliê Francesc Domingo do MAC-USP, Galeria Gravura Brasileira - Livraria de Artistas, Oficinas de Criatividade do Sesc Pompéia, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa Bunkyo, Galeria do Parque da Água Branca, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Museu do Horto Florestal; em Jundiaí/SP: Galeria do Polytheama, Museu Solar do Barão e em São José do Rio Preto/SP: Casa da Cultura e Teatro Municipal. Prêmios no IV Concurso Estímulo do Governo do Estado de São Paulo, no Bunkyo e na Casa da Cultura de São José do Rio Preto.


Ensaio Gráfico I e II, 2013, água forte e ponta seca

Contatos:
Telefones:    11 4816-5620  e  11 98180-6199
e-mails:   miltonturcato@uol.com.
Site com obras produzidas: www.graphias.com.br



Lilian Arbex



Natural de  Juiz de Fora, MG, graduou-se em Desenho Industrial – Programação Visual (FAAP/1997).  Pós-graduação em Design Gráfico (Belas Artes/2001).
Outros cursos: “Poéticas Visuais Interativas” - MAC/USP; Processos Criativos e Encáustica - Contempoarte; discussões sobre arte contemporânea, Casa Contemporânea; Atelier Rubens Matuck; gravura em metal no Atelier Calcográfico Iole Di Natale; Atelier de Gravura em Metal na ECA/USP;  Acquerellografia - Gravura Contemporânea Experimental ( Tintoretto – Venezia, Itália); workshop de aquarela na Scuola Internazionale di Graphica, Veneza.
Exposições individuais: “Caminhos da Cor”, Juiz de Fora (2006); “A Aquarela encontra o Ar”, MG e São Paulo (2006), Comemorações Nacionais do Centenário do 1º Vôo do 14bis; “Estações de Minas”  em São Paulo, SP (2007) e em Juiz de Fora, MG (2008); “Corrosões”, Galeria de Arte UNIMED, São Paulo, SP, julho 2012;“Caminhos de Cores”, Livraria Cultura, Shopping Vilallobos, São Paulo, SP, 2012; “Corrosões”, Casa de Cultura da UFJF/ Juiz de Fora/MG (março/2013) e Assembléia Legislativa de Belo Horizonte/MG (setembro/2013).






"Aprimorando sempre a técnica, deixo fluir a espontaneidade e o sentimento, sem os quais não há vida numa obra de arte".

Contato:




Luciano Ogura






Formado em arquitetura pela Universidade Mackenzie. Trabalha com xilogravura, linoleogravura, gravura em metal, aquarela e livros de artista, onde seu foco está direcionado para os temas ligados à cidade, como os cães de rua e a arquitetura decadente da metrópole.

Atualmente tem desenvolvido larga pesquisa na representação do nu artístico em xilogravuras. Iniciou-se nas técnicas da gravura com Norberto Storio e Laurita Salles em 1997.


Aquilo que imaginávamos conhecer ganhou uma dimensão inédita, uma aparência quase extravagante plasmada em imagens que gentilmente seqüestram nossa atenção. A operação que resulta na feitura dessas imagens parece simples, trata-se de escavar com uma lamina ou goiva um retalho qualquer de madeira, linóleo ou compensado. O retalho escavado é chamado matriz. Depois, sobre esse suporte, se esparrama uma camada calculada de tinta e colocando sobre ela um papel, imprime-se uma estampa.  Essa estampa pode ser impressa uma infinidade de vezes. Soa fácil. O que define o caráter surpreendente da imagem prospectada a partir desse processo é a condição do poeta que a engendra.  A gravura surge indelevelmente comprometida com essa verve poética, é a própria poesia carregada do mistério e da força epifanica que lhe é própria. Fato poético que funda sua realidade, e nos é oferecida amorosa e generosamente na forma de obra. Dai o corpo sensual da mulher que comenta a cidade, a cidade povoada de seus mais humildes e autênticos habitantes, os cães, partes que dizem do todo, aproximações oníricas visitadas pelo passeante. Porque essa delicadeza é própria ao autor dessas proezas.
Claudinei Roberto    

Contatos:
Atelier Ogura de Gravura
Rua José do Patrocínio, 421 ap. 72
Aclimação – São Paulo – SP
Telefones
+55 (11) 3569 2666
+55 (11 )996 500 409




Luiz Carlos Officina




Intensificou suas atividades artísticas em 1999 e iniciou participação em Salões de Arte, apresentando trabalhos com diferentes Técnicas de Pintura  sobre Placas Esculturadas em  Concreto Armado.
Desenvolveu pesquisas em Arte Rupestre, Corrosões  sobre Folheação (à ouro, prata e cobre) e Ferrugem, sobre diferentes suportes.
Domina as técnicas de Gravura, Pintura, Desenho, Escultura e Arte Aplicada. 






A partir de 2003, dedicou-se exclusivamente à gravura, tendo se especializado no Buril.
Ao longo destes anos, participou de mais de 40 exposições, tendo recebido vários prêmios. 




Contato:
Atelier do Officina: Rua Rio Grande, 518  - V. Mariana - São Paulo - SP - CEP 04018-001
 (11) 5081-3020  / 5083-0090 / 99241-2322 


Maria Amelia Ferlin





Natural de Videira, Santa Catarina.
Em 1990, graduou-se em Desenho e Pintura pela Escola
Panamericana de Artes, em São Paulo.
Neste período, frequentou o Atelier Matisse, do pintor espanhol Miguel Lopez Pallas 
Em 1995, graduou-se em Artes Visuais, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo
Após isso, mudou-se para Boston-MA, onde graduou-se em língua inglesa e frequentou as Escolas do Museu de Fine Arts de Boston e Mass College of Art, participando ativamente de cursos, seminários e movimentos artísticos.

Desde 2000, frequenta o Ateliê de Rubens Matuck, com quem estudou aquarela, desenho, história da arte, preparação de painel e linho, pintura chinesa, pintura a óleo e têmpera.





Trabalha com diversas técnicas de pintura, mas dedica-se à aquarela e ao óleo.
Flutua sobre temas relacionados a natureza e ao cosmo.
Atualmente trabalha transitando entre as duas técnicas, nas séries: Visões do Jardim,  As Sombras do Jardim,  Paisagens Imaginárias e Submerção. 



Contato: ameliaferlin@icloud.com




Maria Pinto

Até 2.007 exerci atividades relacionadas com a minha formação nos campos de administração geral, planejamento estratégico e finanças. Sempre fiz algum tipo de atividade artística como uma necessidade pessoal.

Freqüentei cursos de gravura em metal com Alex Ceverny (Paço das Artes), Laurita Sales (Oficina 3 Rios) e nas Escolas para Adultos da Prefeitura de Paris, onde cursei aquarela e gravura.





No segundo semestre de 2007 resolvi me dedicar somente às artes.


Optei por uma formação de ateliê e desde então tenho participado de vários cursos e oficinas:

Gravura em metal Evandro Jardim (SESC-Pompéia, de 2007 a 2011); xilogravura com Cleiri Cardoso (SESC-Pompéia, de 2007 a 2009); gravura expandida com Marcelo Salum (Oficina 3 Rios 2009); aquarela com Dudi Maia Rosa (Instituto Tomie Ohtake).

Gravura no ateliê livre da ECA -USP com Antonio Albuquerque (curso de extensão - Práticas de Ateliê: Gravura em Metal 2008 a 2009); oficinas com Francisco Maringelli (SESC-Pompéia).

Pintura com Fernando Vilela (Instituto Tomie Ohtake); oficina de gravura com Marcelo Grassmann (ateliê do artista 2011); oficina de gravura com placas fotosensíveis na Joop Stoop (Paris – França 2011) e desenho com Ligia De Franceschi (ateliê da artista 2010 a 2011).



Contato:
Maria Regina Pinto Pereira
++5511 38254164
++5511 981019990




Maria Renata Ferreira Antunes




Artista Plástica e Poetisa.

Graduada no curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada no curso de Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina.

Participou de várias exposições coletivas e uma exposição individual.

Trabalha com xilogravuras, pinturas e livros de artista, pesquisando a cultura oriental e a arte urbana.

Autora do livro "Poezen Imazen", no qual tem  poemas  e xilogravuras. Editora Ateliê Editorial, São Paulo, 2001.






Contatos:
maretunes@globomail.com



Maura de Andrade


Artista plástica, graduada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É integrante do grupo de estudos do Ateliê de Gravura do Sesc Pompéia com a orientação do professor Evandro Carlos Jardim e do Grupo de Estudos sobre a Gráfica – Papirófagos – Dpto. de Artes Visuais – ECA-USP, coordenado pelo professor Luiz Claudio Mubarac.

Seus trabalhos fazem parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Pinacoteca Aldo Locatell em Porto Alegre, Museu do Estado de Pernambuco, UNESP, Centre de Diffusion Presse Papier - Trois-rivieres /Quebec, Taller Galeria Fort and ADOGI Cadaqués - Itália, Gabinete Gráfico – Oaxaca – México, Museo Nomade del Grabado - Argentina,



Como coordenadora e artista, trabalhou nos seguintes projetos: Projeto Caixa Umburana (Prêmio Funarte – Poéticas Visuais); Projeto Circulação Gráfica (Prêmio ProAc), Projeto Diálogos – um olhar sobre a Escola de Xilografia do Horto e  Conversa Gráfica (Prêmio ProAc), Mapas de Influências (Prêmio Funarte – Poéticas Visuais).
Realizou atividades no setor educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em Bienais Internacionais de Artes Plásticas do Parque Ibirapuera e no Itaú Cultural de São Paulo. Desenvolveu projetos para oficinas de gravura em instituições educacionais públicas e privadas.

Contato:




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